Hoje em dia muito se fala em marketing digital, mas poucas pessoas sabem efetivamente do que se trata.  O marketing digital consiste em implantar ações de comunicação com o objetivo de construir a sua rede de relacionamentos e conquistar novos clientes. O nome digital vem porque a principal utilização dessa estratégia é por meio da Internet, celular, redes sociais, etc.

o que é marketing digital?

Essa é uma maneira diferente das tradicionais (como jornais, revistas, outdoors, banners, televisão, rádio, etc.), que visa chegar rapidamente ao cliente, já que atualmente as coisas acontecem “na velocidade da luz”. Há profissionais da área que dizem que a expressão marketing digital não existe, e sim que o marketing que faz os caminhos para saber como as pessoas se comportam em plataformas tradicionais ou digitais.

O marketing digital ampliou o conceito de consumidor, dando lugar ao consumidor 2.0. O perfil esse novo consumir é de uma pessoa atenta, exigente, questionadora e bem informada, que irá trocar idéias com outras pessoas e sempre irá procurar respostas para as suas perguntas.

Antigamente, no início do marketing digital, por volta dos anos 2000, o banner era considerado a peça chave das ações da área. De acordo com a evolução das mídias de flash, houve a evolução para Rich Media, que possibilitou animações mais complexas.

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Como funciona o marketing digital?

Atualmente já podemos considerar a Internet a maior fonte de informações mundial. Desde que as pessoas começaram a perceber isso, o mundo online passou a ser visto de outra maneira, como um nicho a ser explorado, e as empresas passaram a investir muito em marketing digital e de conteúdo.

Esse tipo de marketing visa aperfeiçoar os sites e aumentar o acesso das páginas, tentando atrair mais consumidores e aumentar o número de vendas.

De acordo com Kotler (um dos principais e mais respeitados autores da área de marketing), os quatro pontos que definem o marketing são os seguintes:

Juntos, eles formam o chamado “mix de marketing”. Abaixo, daremos alguns exemplos para visualizarmos mais fácil a situação:

Exemplo 1: água vendida em engarrafamentos: geralmente essa água é vendida em um local de muito trânsito e por um vendedor ambulante:

Exemplo 2: água Perrier, e vamos analisar a estratégia de marketing da marca:

Quando o assunto é o marketing digital, não são apenas quatro pontos, e sim oito, e eles ajudam a entender todo o processo de funcionamento:

Para que serve o marketing digital?

A função do marketing digital é aumentar as suas vendas e expandir os seus contratos. A empresa que não consegue avançar nesse ponto não está utilizando as estratégias de marketing adequadamente e precisa passar por uma revisão. Muitas vezes contratar profissionais com essa finalidade não significa ter mais gastos, e sim um sucesso que será alcançado futuramente.

Quando uma empresa consegue identificar o seu segmento entre os consumidores, já estará falando com o seu público-alvo específico, aumentando assim a possibilidade de sucesso, já que estará falando diretamente com quem tem interesse.

Diferenças entre o marketing digital e o tradicional

O marketing digital tem várias diferenças em relação ao offline, e aqui citaremos algumas:

O que o marketing digital pode fazer pela sua empresa?

O marketing digital pode trazer gerar muito efeitos benéficos para as empresas, e o principal deles é o crescimento. Hoje em dia cada vez mais pessoas têm acesso à Internet e lá estão para buscar informações, então, essa estratégia passa a ser essencial nos dias de hoje.

O chamado viral marketing é bastante usado pelas empresas atualmente, também conhecido como “Word of mouse”, que é uma maneira de enviar mensagens comerciais a um ritmo exponencial. Há algumas técnicas para que uma mensagem de viral marketing tenha sucesso rapidamente, e uma das mais infalíveis é que ela deixe a dúvida no ar, para despertar o interesse e a curiosidade do consumidor.

O nosso país passa por uma crise, então é complicado falarmos sobre crescimento. Mas mesmo nessa situação desfavorável é possível apresentar alguns sinais de crescimento. No marketing digital as coisas são mais mensuráveis, e por esse motivo, é muito mais tranqüilo traçar as metas de crescimento da empresa. Mas nada adianta conseguirmos esse crescimento se ele não for rentável de alguma forma.

Cada vez mais veremos a presença do marketing digital nas empresas, já que ele aumenta a possibilidade de relacionamento entre elas e o seu público, e também aumenta as oportunidades de mercado, fazendo com que novas demandas apareçam. Percebemos que mais empresas estão dando atenção especial à essa área, e já perceberam que ela pode render bons frutos.

Saber como é a relação do marketing digital com o crescimento direto de uma empresa é dar o primeiro passo para utilizar essa estratégia em seu favor, sempre com a possibilidade de ajustes e aprimoramento onde necessitar. Essa é a principal tendência das empresas nesse momento e nos próximos anos, que tende só a expandir.

Conseguiu entender melhor o assunto?

Conte com a gente para planejar sua estratégia!

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